A nossa mente, arrisco-me a dizer que em sua grande maioria, é dominada por uma passividade doentia, a pessoa parece que não consegue interpretar o que se está lendo ou ouvindo, e aí temos um grande conflito instalado, há conflito dos males entendidos e pior : mentes que se tornam prisioneiras por causa da sua passividade.
O povo hebreu tem a tradição de fazer o que chama de midrash, que é buscar na Palavra de Deus , não o seu sentido literal, não somente o que está nas entrelinhas, mas o seu segredo, o Espírito de cada letra, de cada palavra, o Espírito da Palavra.
Somos o Corpo de Cristo, e recebemos de dEle o capacete da Salvação. Não podemos nos enganar e acharmos que adquirimos automaticamente a mente e Cristo; precisamos nos esforçar, para que a nossa mente seja renovada a cada dia, para que a mesma se conforme, ou seja, tome a forma da mente de Cristo, que é ativa e não passiva.
O Senhor Jesus, quando ensinava , o fazia através de parábolas, porque Ele estava ensinando aos seus discípulos a fazerem uma interpretação não literal ou a partir de si mesmos, mas buscar o Espírito da Palavra.
O apóstolo Paulo entendeu perfeitamente:
“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder”
“Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século... Falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória ... Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais”